sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Feminismo pioneiro

 Nísia Floresta

A fama da escritora potiguar Dionísia Gonçalves Pinto fez com que ela desse nome à sua cidade natal.Mais conhecida como Nísia Floresta, nascida na então Papari, no Rio Grande do Norte, em 12 de outubro de 1810, é uma das pioneiras do pensamento feminista no Brasil.Tanto sua trajetória profissional quanto a pessoal demonstram que ela estava à frente de seu tempo. Depois de ter se casado com apenas 13 anos, Nísia abandonou o marido e voltou a viver com a família. Em 1828, saiu da casa dos pais pela segunda vez para ir morar com um jovem que conhecera em Olinda.Foi na cidade pernambucana que Nísia publicou seus primeiros textos, no jornal Espelho das brasileiras, voltado para as mulheres da época.


Túmulo de Nísia Floresta localizado em sua cidade natal.
 

Depois da morte prematura de seu segundo marido e de um curto período morando em Porto Alegre, a escritora se mudou para o Rio de Janeiro em 1837, influenciada pela eclosão da Guerra dos Farrapos.Na capital do Império, ela abriu o Colégio Augusto, somente para meninas, que incluía em seu currículo disciplinas até então exclusivas do público masculino, como Latim e História.Em seu cotidiano, Nísia pôs em prática as ideias de mudanças da relação entre homens e mulheres que são descritas desde o seu primeiro livro, Direito das mulheres e injustiça dos homens(1832). Em 1849, Nísia se mudou para a Europa com os dois filhos.Morreu no interior da França em 1885, deixando um legado de quinze obras publicadas.

Fonte: Revista de História da Biblioteca Nacional 

Reportagem dedicada ao blog feminista da blogueira K: A História da Mulher ( http://ahistoriadamulher.blogspot.com/ ) , que procura disseminar o pensamento e a história das mulheres.

Senhores Exus

 
 Culto de candomblé

Na bahia do começo do século XIX, alguns fazendeiros se posicionaram a favor dos cultos do candomblé. Ao contrário do que parece, esta não era uma atitude benevolente para com os escravos.Como fica evidente nos escritos do conte dos Arcos, os senhores achavam que os infortúnios compartilhados pelos escravos trazidos da África eram um forte motivo para a união deles, mesmo sendo de etnias diferentes ou até inimigas.
Dessa forma, passaram a permitir que os escravos se reunissem aos domingos por etnia ou nação, para cantar e dançar, mais como uma estratégia anti-rebelião do que qualquer outra coisa.

Fonte: Revista de História da Biblioteca Nacional

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A cor da nobreza (Pedro Santiago Barbuto)

 Hábitos e costumes da nobreza europeia

Depois que os mouros dominaram a Península Ibérica, no século VIII, os espanhóis – originalmente de pele bem branca – passaram a ter filhos mais morenos, como a maioria de sua população atual, devido à miscigenação com os invasores. A aristocracia, no entanto, orgulhava-se de não ter se misturado àquele povo de pele quase negra e apontava para as próprias veias, onde parecia correr sangue azul, como se isso fosse prova de uma ascendência mais nobre. De fato, o sangue venoso tem aspecto azulado se visto através da superfície da pele, ainda mais se esta for clara, acentuando o contraste de cores. Daí em diante, a expressão "sangre azul" percorreu o planeta como sinônimo de nobreza. Essa, pelo menos, é a versão mais aceita, encontrada em World Wide Words, do inglês Michael Quinion, bíblia da etimologia mundial.

domingo, 14 de novembro de 2010

O messias de Garanhuns

Sadabi Alexandri de Farias Rei, o Meu Rei.


Ele nasceu em meados da década 1880 em Garanhuns, no interior de Pernambuco.Fundou uma comunidade religiosa, a Fazenda Metafísica e Teológica Princípio de um Reinado, que chegou a reunir quarenta famílias.Seu nome de batismo era Cícero José de Farias, mas, por conta de uma relação divina, passou a chamar Sadabi Alexandri de Farias Rei.Além de preparar a humanidade para o terceiro milênio, que traria paz e prosperidade, recomendava o vegetarianismo e proibia terminantemente o futebol, considerado a grande causa de discórdia entre os homens."Meu Rei", como ficou conhecido, morreu em 1999, com mais de 110 anos. Mas esse messias pernambucano não deve ficar ausente por muito tempo:avisou que voltará em 2040 para completar o "processo de universalização da paz".

Fonte: Revista de História da Biblioteca Nacional 

Vídeos sobre cultura indígena

http://www.youtube.com/watch?v=trJCzSL6gPs

http://www.youtube.com/watch?v=EeD7KyhcacQ&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=_AozyxoLvgg&feature=related

sábado, 13 de novembro de 2010

A invenção da piada

 Traje de alentejano em dia de festa


Um alentejano vai até Lisboa encontrar um amigo. Andando pelas ruas da capital portuguesa, começa a cumprimentar os manequins das lojas.O amigo lisboeta adverte: "Não precisa fazer isto. Estas figuras não são pessoas" "Está beim", respondeu o outro. Tempos depois, ao passar em frente a uma guarnição militar, o gajo esbofeteou o rosto de um soldado em posição de sentido.E arrematou: "Quem é que há de dizer que um safado destes não é gente?".
Este tipo de humor nos soa muito familiar por um simples motivo: nós conhecemos como "piada de português".Ao contrário do que muitos imaginam, não foram os brasileiros que a inventaram, mas os próprios portugueses.O alvo era o habitante do Alentejo, na região centro-sul de Portugal.Na virada do século XIX para o XX, os portugueses acabaram trazendo na bagagem o seu senso de humor, também incorporado pelos brasileiros, que acabaram generalizando o tema das anedotas e transformando a piada de alentejano em piada de português.

Fonte: Revista de História da Biblioteca Nacional

domingo, 7 de novembro de 2010

O tango é brasileiro



Já sabemos que o Brasil não é apenas o país do samba. Mas, além da bossa nova, do maxixe, do choro, do forró e de uma infinidade de gêneros, é possível que tenhamos inventado o tango.É claro que hoje o tango é universalmente aceito como argentino, imortalizado na música de artistas como Carlos Gardel.Mas o que nem todos sabem é que, segundo o crítico da música Ary Vasconcellos, os primeiros tangos foram compostos e executados no Brasil.
Oficialmente, o gênero nasceu em 1871 com a música "Olhos Matadores", de Henrique Alves Mesquita.No final do século XIX e início do XX,o grande compositor de tangos brasileiros foi Ernesto Nazareth, com peças como "Breijeiro", de 1893.Os primeiros tangos argentinos foram escritos somente em 1880, quase uma década depois de "Olhos Matadores".Os hermanos chegaram depois, mas deram ao tango uma projeção internacional tão grande que o ritmo passou a ser argentino por adoção.

Fonte: Revista de História da Biblioteca Nacional

sábado, 6 de novembro de 2010

Período Regencial - por Noah Mancini

 O Período Regencial teve início após a abdicação de Dom Pedro I.Enquanto o pequeno Pedro não atingia a maioridade para governar o Brasil e assumir o papel de rei, foram eleitos pelo voto censitário diversas regências. Estudaremos um pouco, com alguns esboços feitos por mim, sobre todas elas e suas consequencias.Marcado pela instabilidade política, o Período Regencial, com suas três regencias, durou de 1831 à 1840.


_Grupos políticos que se formaram durante o Período Regencial

a) Restauradores(ou caramurus)> defendiam a volta de D.Pedro I ao governo, mas depois de sua morte se dissiparam.
b) Liberais moderados(ou chimangos) > defendiam o centralismo, o voto censitário e a escravidão.
c) Liberais exaltados(ou farroupilhas) > defendiam o federalismo, voto universal, abolição da escravidão e alguns até a própria república.

* Regência Trina Permanente*
 _Predomínio do grupo dos Liberais moderados que se subdiviram em progressistas(maior federalismo) e regressistas(centralismo).
_Criação da Guarda Nacional = composta pela elite com o objetivo de reprimir as revoltas populares.
_ Ato Adicional: (mudanças na Constituição Outorgada de 1824)
>  maior autonomia para as províncias com a criação das Assembléias Legislativas
> Rio de Janeiro se torna município neutro.
>Substituição da Regência Trina pela Regência Una

 
  Juramento da Regência Trina de 1831


* Regência Una: Feijó*  
_Representante dos progressistas(fruto da subdivisão dos liberais moderados)
_Ocorrência de várias revoltas provinciais 
_Eleições para a Câmara deram vitória aos regressistas -> sem governabilidade, o padre Diogo Antônio Feijó renunciava. 


* Regência Una: Araújo Lima*
_Representante dos regressistas(fruto da subdivisão dos liberais moderados)
_Lei Interpretativa do Ato Adicional: as províncias perderam a sua autonomia e houve a volta do centralismo.
_Golpe de maioridade: liderado pelso progressistas que propunham antecipar a maioridade de D.Pedro II
_1840 -> fim do período regencial e início do Segundo Reinado


Câmara dos Deputados: palco das disputas políticas do Período Regencial


_Revoltas do Período Regencial:(as elites queriam maior participação na política, o povo queria melhores condições de vida) Cabanagem(PA), Balaiada(MA), Sabinada(BA), Malês(BA) e Farrapos(RS).
                                          


 
 

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Curiosidades sobre o Brasil [1]

O petróleo foi encontrado no Brasil pela primeira vez em 1939, em Lobato, próximo a Salvador, no estado da Bahia.

O Português é o idioma oficial de sete países, todos eles ex-colônias portuguesas: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

O idioma português é o oitavo idioma mais falado no planeta e a terceira entre as línguas ocidentais, após o inglês e o castelhano.

O Brasil participa de diversos acordos para facilitação do comércio pela redução de tarifas de importação, sendo a maioria deles na América Latina e de preferências tarifárias.

A primeira estrada de ferro brasileira foi inaugurada em 1854, com extensão de 14,5km, ligando o porto de Mauá, na baía de Guanabara, ao sopé da serra da Estrela, no caminho de Petrópolis, no Rio de Janeiro.

A navegação de cabotagem no Brasil é ainda insuficiente para atender às necessidades do país.

A navegação fluvial e lacustre é pouco praticada no Brasil.

Durante o governo de Juscelino Kubitschek, orientado pelo Plano de Metas, construiu-se a nova capital, Brasília, inaugurada em 21 de abril de 1960.

O teatro mais antigo em atividade no Brasil, é o de Ouro Preto, Minas Gerais que está em funcionamento desde 1769.

Joinville, em Santa Catarina cedia todos os anos o maior festival de dança do mundo.

Em Blumenau acontece todo ano no mês de Outubro a grande festa Oktoberfest onde a cidade recebe turistas do Brasil e de países do mundo inteiro.

A árvore mais velha do Brasil é um jequitibá-rosa.

O tráfego de helicópteros em São Paulo é o terceiro maior do mundo.
 



Fonte: Google

Tira-dúvidas [1]

Qual a diferença entre império e reino?


Coroa portuguesa

Da forma como são usadas hoje, as duas palavras costumam ser empregadas no sentido de Estado. "Os impérios são grandes, enquanto os reinos geralmente estiveram associados à idéia de dimensões territoriais menores. A figura de imperador se reveste de maior importância que a de rei", afirma o historiador Newton Barbosa de Castro, da Universidade Federal de Juiz de Fora. A questão da extensão territorial é relevante, mas talvez a diferença mais importante entre os dois conceitos seja outra: o rei governa seu próprio povo, enquanto o imperador é soberano de outros povos, conquistados não só pela força, mas também pelo poder econômico ou pela eficiência diplomática.
Dentro de um império, podem coexistir várias etnias diferentes, unificadas por uma única administração e submetidas a uma mesma autoridade. Por isso, normalmente um reino é uma entidade político-administrativa mais estável, enquanto o império se caracteriza por uma constante tentativa de expansão. Um bom exemplo para diferenciar os dois conceitos é o do reino inglês. Com a conquista de territórios fora da Grã-Bretanha a partir do século 16, ele passaria a ser chamado de Império Britânico. Isso até perder quase todas as suas últimas colônias no século 20 e voltar a ser apenas um reino.

Fonte: Mundo Estranho